Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Companheiros de quatro patas!


Só quem tem um animal de estimação e considera esses pequenos seres como membros da família é que pode afirmar o quanto são essenciais para nossas vidas. Companheiros dos momentos felizes aos mais complicados e angustiantes, esses animais têm o poder de arrancar um sorriso inesperado e nos deixam de cabelos em pé quando adoecem ou estão passando por algum problema. Da mesma maneira que estão cada vez mais presentes nas casas de família e se tornando peças fundamentais para as pessoas, o mercado evolui com eles. Inúmeros são os espaços especializados em tratar desses pequenos seres: banhos, tosas, comidas, remédios, brinquedos, acessórios e uma infinidade de variedades são encontrados nos famosos Pet Shops – do mais simples ao mais requintado, esses estabelecimentos reúnem cada vez mais adoradores e se tornaram parte importante de uma cultura dos dias atuais, cultura esta que eleva os animais de estimação à uma categoria indispensável: a de companheiros. E sejamos honestos, nossos companheiros e amigos precisam do melhor tratamento possível, certo?

A Nata Online tem um espaço especial para essas criaturinhas de quatro patas. 
Na nossa seção Pet Shop você encontrará uma série de produtos para o seu ‘melhor amigo’: confira aqui!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Café: uma paixão dos brasileiros!

O brasileiro é um povo apaixonado por café, alguém duvida disso? Nada melhor que tomar um café bem forte para começar o dia com total disposição ou um cappuccino especial para aumentar o foco durante a tarde de trabalho. Existem pessoas que tomam o famoso 'cafezinho' várias vezes ao dia, outras tomam de maneira moderada para não atrapalhar o sono da noite, tem o café do fumante, o tradicional café com leite e as mais variadas invenções: com canela, barra de chocolate, chantily, conhaque. Tomado na padaria da esquina, em casa ou em um local especializado, essa bebida tão popular e adorada, está presente em nossas vidas e dia a dia há muitos e muitos anos... que tal conhecer um pouco da história do café? 

As origens 

Há muitas lendas que relatam a possível origem do café, mas na verdade não há evidência real sobre a descoberta deste fascinante produto.

Uma das lendas mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio. O pastor notou que as frutas eram fonte de alegria e motivação, e somente com a ajuda delas o rebanho conseguia caminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis.

Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela nova bebida.

As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen.
 

Etiópia - berço dos primeiros cultivos 

A planta de café é originária da Etiópia, centro da África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural da região. Foi na Arábia que se propagou, no entanto, a cultura do café. O nome café não é originário da Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho. Por esse motivo, o café era conhecido como "vinho da Arábia" quando chegou à Europa no século XIV.

Os manuscritos mais antigos mencionando a cultura do café datam de 575 no Yêmen, onde, consumido como fruto in natura, passa a ser cultivado. Somente no século XVI, na Pérsia, os primeiros grãos de café foram torrados para se transformar na bebida que hoje conhecemos.

O café tornou-se de grande importância para os Árabes, que tinham completo controle sobre o cultivo e preparação da bebida. Na época, o café era um produto guardado a sete chaves pelos árabes. Era proibido que estrangeiros se aproximassem das plantações, e os árabes protegiam as mudas com a própria vida. A semente de café fora do pergaminho não brota, portanto, somente nessas condições as sementes podiam deixar o país.
 

 O hábito do café no continente europeu 

A partir de 1615 o café começou a ser saboreado no Continente Europeu, trazido por viajantes em suas freqüentes viagens ao oriente. Até o século XVII, somente os árabes produziam café. Alemães, franceses e italianos procuravam desesperadamente uma maneira de desenvolver o plantio em suas colônias, mas foram os holandeses que conseguiram as primeiras mudas e as cultivaram nas estufas do jardim botânico de Amsterdã.

A partir destas plantas, os holandeses iniciaram, em 1699, plantios experimentais em Java. Essa experiência de sucesso trouxe lucro, encorajando outros países a tentar o mesmo. A Europa maravilhava-se com o cafeeiro como planta decorativa, enquanto os holandeses ampliavam o cultivo para Sumatra. Os franceses, presenteados com um pé de café pelo burgomestre de Amsterdã, iniciavam testes nas ilhas de Sandwich e Bourbon.

Com as experiências holandesa e francesa, o cultivo de café foi levado para outras colônias européias. O crescente mercado consumidor europeu propiciou a expansão do plantio de café em países africanos e a sua chegada ao Novo Mundo. Pelas mãos dos colonizadores europeus, o café chegou ao Suriname, São Domingos, Cuba, Porto Rico e Guianas. Foi por meio das Guianas que chegou ao norte do Brasil. Desta maneira, o segredo dos árabes se espalhou por todos os cantos do mundo.
  


A Nata Online tem uma extensa lista e vários tipos e marcas de café para você escolher!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Crescimento - Nata Online!


Sempre fizemos questão de deixar bem claro para nossos consumidores, amigos e parceiros o quanto nos importamos em sempre buscar melhoria no serviço que oferecemos, na maneira como nos comunicamos, na variedade de produtos e na facilidade para fazer compras. Toda essa busca incessante pela excelência só poderia resultar em uma coisa: crescimento! É com muita felicidade e a certeza de que estamos no caminho certo que informamos a vocês que, no comparativo geral relativo a 1 ano de atuação (se contarmos o ano passado em relação a esse ano), o Supermercado Nata Online cresceu mais de 110% em números de novas compras e pedidos, aumentou cerca de 900% o mix de produtos oferecidos e 518% em relação ao número de clientes cadastrados. Sabem qual a melhor parte disso tudo? É saber que ainda temos o dia de amanhã para crescermos e melhorarmos ainda mais e ter a certeza que nossos clientes encontram-se satisfeitos e bem atendidos. Nos orgulhamos muito em ser o maior Supermercado Online de Goiânia e estamos trabalhando diariamente para crescer ainda mais, prometemos em um futuro breve, surpreender ainda mais vocês clientes! 

quinta-feira, 8 de março de 2012

08 de março - Dia das mulheres!


Hoje é um dia mais que especial e que deve ser lembrado e comemorado por todos nós, hoje comemoramos o Dia da Mulher e fazemos uma saudação especial a essas guerreiras do dia-a-dia, que estão presentes em cada canto do mundo, sendo mães, empresárias, esposas, donas de casa, amigas e que já não são conhecidas como o ‘sexo frágil’, mas como seres fortes, que lutam e que a cada dia conquistam mais espaço no mercado de trabalho e em cada área que resolvem atuar.
Pensando nessa data tão importante e no valor que a mulher possui para a sociedade atual, nós da Nata Online resolvemos explicar para vocês um pouco sobre a origem desse dia comemorativo, vocês sabem o motivo da escolha do dia 8 de março e conhecem a história que envolve essa comemoração?
“No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).”
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.”